Fridaycast #64 – Vida de: Palhaço

Deixe um comentário

Fridaycast #64 – Vida de: Palhaço

A palavra Palhaço deriva do italiano paglia, que quer dizer palha, que era o material usado no revestimento de colchões. O nome começou a ser usado porque a primitiva roupa desse cômico era feita do mesmo pano e revestimento dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada nas partes mais salientes do corpo com palha, fazendo de quem a vestia um verdadeiro “colchão” ambulante. Esse revestimento de palha os protegia das constantes quedas e estripulias. No Fridaycast #63 os fridaycasters Michel Gomes, Cris Bertold e Diogo Saes conversam com os convidados Marcelo Colavito e Márcio Alex Pereira.

MARCELO COLAVITO

Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Possui graduação em Bacharelado em Educação Artística pela Universidade São Judas Tadeu (1994). E licenciatura com habilitação em Artes Cênicas (2001) pela mesma instituição. Foi professor – Oficina de Atores Nilton Travesso e Escola de Teatro Ewerton de Castro. Atuou como orientador no Projeto Ademar Guerra da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Teatro/Educação. É professor efetivo no instituto federal do Paraná IFPR e foi professor temporário na UEM no curso de licenciatura em Cênicas entre 2011 e 2015. Finalizou a pós graduação Latu Sensu em Arte, pela UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – Júlio de Mesquita Filho, em 2013. Atualmente é doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. É membro fundador, diretor artístico, palhaço e pesquisador no grupo de teatro Meu Clown. Com o grupo já se apresentou em Taiwan, Portugal, Espanha, França e Itália. Desenvolve uma pesquisa sobre palhaçaria e educação social. Livro Meu Clown: Uma Pedagogia para a arte da palhaçaria

MARCIO ALEX PEREIRA

Ator profissional, produtor e professor de teatro. Como empreendedor, trabalha no ramo de animação de festas. Mestrado pelo Programa de Pos Graduaçao em Letras da UEM, abrindo a linha de pesquisa em teatro do Programa,  dissertação “A adaptação de Macunaíma para o teatro”. Diretor geral da Mostra de Teatro Contemporâneo de Maringá e da MIM – Mostra Internacional de Maringá.

 

Links Fridaycast:

 Listas no Spotify: https://goo.gl/zcwsAz
 Instagram: @Fridaycast

Categorizados em: ,