Fridaycast 145 – Masculinidade tóxica

Deixe um comentário

Fridaycast 145 – O tema principal começa aos (4:16)

Bancada: Cris Bertold, Michel Gomes, Raphael Pereira e Renata Oliveira.


Convidado:

João Paulo Baliscei – Graduado em Artes Visuais e doutor em Educação, pelo programa de pós-graduação da UEM. Tem também especialização em Educação Especial e Arte-Educação e atualmente é professor de Artes Visuais da UEM, além de coordenar o Grupo de Pesquisa em Arte, Educação e Imagens. É autor do livro PROVOQUE: Cultura visual, masculinidades e ensino de Artes Visuais


Links Fridaycast:

Instagram: instagram.com/fridaycast

Twitter: twitter.com/fridaycastbr

Facebook: facebook.com/fridaycast


Participe do “Eu Tava Ali” e mande sua mensagem para o e-mail fridaycast@fridaycast.com.br ou por nossas redes sociais!


Apoio:

Shogun Livrariashogunlivraria.com.br

Edição: AudioTune – audiotune.com.br

Arte de capa: Carlos Anibale – behance.net/anibalecarlos


Homem que é homem não chora. Cor de rosa é coisa de menininha. Macho de verdade tem que se impor. Tá deixando o cabelo crescer? Virou travesti, é? Não curte futebol? Ihh, que bichinha. Tem que tratar gente folgada na porrada. 

Nos dias de hoje, é raro quem não tenha ouvido uma dessas frases. Normalmente dita por outro homem, esse tipo de comportamento é ensinando aos garotos desde pequenos e é replicado em exaustão. 

Uma frase dessas não é um simples comentário. Uma piada machista ou homofóbica, não é uma simples piada. Isso tem um nome: preconceito. E as consequências desse tipo de atitude estão nos noticiários e nas redes sociais diariamente, com destaque para violência contra a mulher e a LGBTfobia. A violência entre os próprios homens também é uma prática comum. Um simples gesto errado no trânsito ou uma frase no bar pode tirar vidas – mesmo as que não tem nada a ver com o ocorrido. Afinal, macho de verdade não leva desaforo pra casa, não é? 

Há quem defenda esse tipo de comportamento nos dias de hoje, afirmando que homem é assim. É da nossa natureza. Mas será mesmo? Será que não são alguns dos elementos que compõem uma cultura cada vez mais perigosa e que precisa acabar?  

Pois é. Hoje, o Fridaycast volta a tratar de um assunto delicado e muito importante para os dias atuais: a masculinidade tóxica.

Tag: , ,

Categorizados em: ,